:

  • Libertadores: Confira As Análises Dos Grupos Dos Times Brasileiros


  • Sorteio foi realizado nesta segunda-feira; O Brasil terá novamente a maioria dos clubes dentro da competição (7)

Nesta segunda-feira (28), aconteceu na sede da Conmebol no Paraguai o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores da América. O sorteio definiu o destino das sete equipes do Brasileirão na competição e, no artigo de hoje, traremos as análises dos grupos de cada um dos times brasileiros na disputa.

Para refrescar sua memória, são estes os clubes que representarão o Brasil na Copa Libertadores, o torneio mais disputado da América do Sul: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR e Atlético-MG.

O Flamengo, campeão do ano passado, já estava garantido no Grupo A. O Palmeiras, campeão brasileiro, e o Athleitco-PR, vice-campeão da Libertadores, fizeram parte do Pote 1, pois são os clubes  do Brasil mais bem classificados no ranking da Conmebol.

Inter, Fluminense e Corinthians se classificaram através do G4 do Brasileirão e ocuparam o Pote 2 do sorteio. O Atlético-MG, apesar de mais bem ranqueado que os citados acima, veio da pré-Libertadores, podendo estar em qualquer um dos grupos, independente se já houvesse outro time de seu país.

Confira, no Correio Agora, as análises da Fase de Grupos da Conmebol Libertadores 2023 e que este seja mais um ano de vitórias brasileiras na competição.

GRUPO A (FLAMENGO)

Flamengo, atual clube no topo da América. Reprodução/Gilvan de Souza

Campeão no ano de 2022, o Flamengo volta a competição como amplo favorito a vencê-la, apesar do início de ano conturbado com o técnico Vítor Pereira. Seu grupo parecia que seria complicado após o Racing-ARG ter sido a primeira bolinha sorteada.

Porém, o Mais Querido conseguiu sair em um grupo relativamente fácil, com o Aucas-EQU e o Ñublenses-CHI. Mas, se tratando de Libertadores, tudo pode ser um fator de complicação, principalmente em seu jogo de estreia contra o Aucas na altitude de Quito.

No mais, o rubro-negro, juntamente ao Racing, são os times mais favoráveis a chegarem nas oitavas-de-final pelo Grupo A.

GRUPO B (INTER)

A última final do Inter foi em 2010, triunfando sobre a equipe do Chivas-MÉX. Reprodução/Internacional

O Internacional foi para o Grupo B pelo Pote 2 e terá pela frente a equipe Nacional-URU, o Metropolitanos-VEN e o Independiente Medellín-COL. Apesar dos deslizes no início da temporada, como a eliminação nas semifinais do Gauchão para o Caxias-RS, o Inter é considerado a equipe mais forte do seu grupo.

Ainda sobre a última partida do Gauchão, ela talvez tenha sido a melhor atuação do time do Beira-Rio na temporada, o que dá esperança ao torcedor mesmo com a derrota nos pênaltis diante do Grená de Caxias.

Ao lado do Nacional, o Colorado deve ser mais um brasileiro a se classificar para o mata-mata.

GRUPO C (PALMEIRAS)

Palmeiras foi campeão no em 2020 e em 2021, ambas disputadas no mesmo ano. Reprodução/O Futeboleiro

Assim como o Flamengo, o Palmeiras tem tudo para ter "vida fácil" na Libertadores e vai brigar para ser o primeiro time brasileiro a conquistar o tetracampeonato do torneio.

Seu grupo é considerado um pouco mais difícil que o do rubro-negro, já que conta com Barcelona-EQU, Bolívar-BOL e Carro Porteño-PAR. O Palmeiras também deve ficar atento aos jogos fora de casa, já que em um deles enfrentará outro adversário ainda mais perigoso: a altitude de La Paz.

Dito isto, é muito provável que veremos o Verdão avançar muito mais na competição. Por conta de sua qualidade técnica e emocional desenvolvida ao longo dos anos na competição por Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, tem tudo para chegar na terceira final em quatro anos.

GRUPO D (FLUMINENSE)

Mesmo com hat-trick de Thiago Neves, o Fluminense foi derrotado para a LDU em 2008. Reprodução/Placar

O Fluminense tem sido apontado por muitos comentaristas e especialistas como o melhor futebol apresentado por uma equipe brasileira no ano. Se isso se confirmar na Libertadores, o time de Fernando Diniz tem tudo para se garantir na fase mata-mata novamente.

Porém, tem pela frente o adversário mais difícil não só entre os brasileiros, mas em todo o continente: o River Plate, 1º colocado no ranking Conmebol.Porém, em 2021, o Fluminense teve excelente aproveitamento contra o River na competição, vencendo inclusive no Monumental de Nuñes por 3 a 1.

O Grupo D possui ainda o The Strongest-BOL e o Sporting Cristal, que devem disputar vaga na Sul-Americana neste contexto.

GRUPO E (CORINTHIANS)

Corinthians disputou apenas uma final, em 2012, e se sagrou campeão do torneio. Divulgação/Corinthians

O Corinthians está no Grupo E da Libertadores junto com as equipes do Ind. del Valle-EQU, Argentinos Juniors e Liverpool-URU. Tirando o Liverpool, as duas outras equipes podem ser empecilhos na estrada rumo à Glória Eterna.

A última foi em 2012, quando eram comandados pelo ex-técnico da Seleção Brasileira, Tite. Atual campeão da Recopa, o del Valle já triunfou diante do Timão na Sul-Americana de 2019, pelo placar agregado de 4 a 2.

Mesmo em início de trabalho, a equipe de Fernando Lázaro tem um elenco recheado de estrelas e não deve sofrer para se classificar novamente para as eliminatórias da Libertadores.

GRUPO G (ATHLETICO-PR E ATLÉTICO-MG)

Dos "Atléticos", o Mineiro foi o único que venceu a competição, no ano de 2013. Reprodução/Pedro Souza

Este foi o único grupo com dois brasileiros na Fase de Grupos desta edição da Liberta. Ambas os "Atl(h)éticos" estão voando nas suas respectivas competições estaduais e têm tudo para vencê-las. Portanto, na competição mais importante da América, o resultado não deve sair do usual.

No Paranaense, o Furacão enfrenta o Cascavél-PR na final. Já o Galão da Massa enfrenta o América-MG; Ambas as partidas serão disputadas neste final de semana, no dia 01 de abril.

Athlético-PR e Atlético-MG devem se classificar para as oitavas, só não sabemos qual destas equipes ficará na frente da outra. O último grupo envolvendo estes grandes do Brasil contará com o Alianza Lima-PER e o Libertad-PAR.